Plantas que precisam de pouca luz são obrigatórias o ano todo – mas especialmente neste período de isolamento social que estamos vivendo, para nos fazer fazer companhia dentro de casa.
Todos nós sabemos que as plantas precisam de três coisas para sobreviver: água, ar e luz. Normalmente, nada disso é um problema, mas como muitos moram em apartamentos pequenos a falta de luz do dia em suas plantas pode parecer um motivo de preocupação.
Veja também:
- 7 plantas para ter em casa que ajudam a reduzir o estresse
- Lavanda é uma das melhores plantas para ter no quarto. Entenda mais sobre ela!
- Conheça os benefícios de ter plantas em casa
No entanto, felizmente, há várias plantas de interior lindas que ficam felizes com pouca luz. Organize seu espaço com essas belezas verdes para um jardim interno para mantê-lo durante o ano todo.
1. CALATHEAS
Esta linda folhagem é instantaneamente reconhecida pelas marcantes listras rosa em suas grandes folhas verdes. ‘Esta é uma beleza descontraída’, diz Beth Chapman, fundadora da Leaf Envy. ‘Ela aguenta pouca luz e é ótima em purificar o ar.’
A planta também é conhecida como ‘planta de oração’, pois suas folhas se dobram à noite, como mãos em oração, antes de relaxar com o nascer do sol.
2. MINI MONSTERA (ou mini ‘costela de Adão’)
Esta planta é uma boa opção se a luz é um problema na sua casa. Elas são felizes em luz indireta baixa.
O único efeito de pouca luz deve ser uma ligeira desaceleração do crescimento. Não que o crescimento deva ser um grande problema, já que a Mini Monstera é mais conhecida por suas folhas angulares e taxa de crescimento rápida.
Observe que essas belezas são perigosas e tóxicas para humanos e animais, portanto, mantenha-as fora do alcance de crianças e animais de estimação.
3. ZAMIOCULCAS ZAMIIFOLIA
Essa é a escolha ideal para quem não tem mãos para plantas, pois “suporta pouca luz, qualquer umidade e só precisa ser regado a cada duas semanas”, diz Beth.
As folhas verdes espessas e cerosas darão vida a um quarto ou canto escuro. Na verdade, não é um fã da luz direta do sol, o que faria com que a planta tivesse pontas de folhas secas e duras.
4. ESPADA DE SÃO JORGE
‘Super baixa manutenção, pode lidar com pouca luz e tem folhas marcantes, o que mais você pode pedir?’ comenta Beth.
Além de não se preocupar com a luz, a espada de São Jorge só precisa ser regada quinzenalmente quando o solo estiver completamente seco. No inverno, você pode esperar um mês entre as regas.
Outra vantagem famosa da planta é que ela realmente produz oxigênio durante a noite, ajudando a limpar o ambiente interno.
5. FILODENDRO (ou imbé)
Esta bela folha em forma de coração fica feliz com a luz indireta e os raios salpicados de sol, portanto, é bastante fácil de cuidar.
“As folhas caem em cascata e têm qualidades purificadoras do ar que o tornam um ótimo complemento para qualquer residência urbana”, observa Beth.
6. CALATHEA ORBIFOLIA (ou calatéa)
Esta planta de casa elegante seria uma adição bastante fácil para sua casa. Além de não ser tóxico e requerer apenas água semanalmente, ela também é boa com níveis de luz mais baixos.
Se você vir folhas amareladas e pontas queimadas, a planta pode ter recebido muita luz direta.
Veja também:
- Feng shui: Confira as plantas recomendadas para cada signo
- Jiboia é a planta do momento! Saiba cuidados e curiosidades para ter a sua
- Tudo o que você precisa saber antes de cultivar plantas em casa
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br